Solicitar ao seu corretor cotações que incluam preços do maior número possível de Seguradoras é uma das melhores recomendações na hora de contratar o seguro do carro, pois é possível encontrar diferenças de valores de até 200% entre uma seguradora e outra, apesar de a apólice, o veículo e o cliente serem os mesmos. Como explicar tanta disparidade?
O cálculo desse preço envolve a experiência e os fatores de risco (ano e modelo doo veículo, local e condições de garagens, idade do condutor, e outros). Essas informações serão cruzadas com o banco de dados das seguradoras por programas de cálculos estatísticos, para que resultem em um preço a ser apresentado para o cliente. Os serviços adicionais (carro reserva, guincho, socorro 24 horas) são benefícios importantes. Contudo, sua influência sobre o preço final é pequena porque são serviços que tendem a ser parecidos. No final, são incluídos encargos como despesas administrativas, agenciamento e impostos.
Explicar a precificação dos seguros com base em estudos de perfil é fácil. As maiores variações, porém, se passam em outro nível. Muito se deve à concorrência e interesses mercadológicos de cada seguradora. Uma companhia pode ter uma estratégia mais agressiva que a outra para determinada fatia do mercado. Isso significa que um cliente pode ser considerado interessante para uma seguradora e ser visto como encrenca para outra.
Em suma, a diferença de preço é uma forma de selecionar a carteira. É um modo de a seguradora se proteger de riscos que ela não quer correr.
As seguradoras reavaliam os preços praticados todos os meses, ajustando-os às circunstâncias (oferta, procura e ocorrência de acidentes e roubos). A variação nos preços é constante: o que está barato atualmente pode estar caro no futuro, e vice-versa.
cotaÇÃo online
Descubra qual apólice mais se encaixa no seu bolso.
Individual
Empresa
Frota
Receba um comparativo de valores, serviços e benefícios.
Entendemos que o seu negócio tem que dar lucros e não despesas.
Não perca dinheiro nem tempo. Calcule com quem sabe.