As operadoras têm o direito de reajustar anualmente as mensalidades. O objetivo é adequar o plano às perdas geradas pela inflação dos custos médico-hospitalares, incorporação de novas técnicas e procedimentos, avanços tecnológicos e aumento da sinistralidade.
Existe ainda o reajuste por faixa etária, que visa assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato devido ao aumento do risco inerente ao avanço da idade do contribuinte. Para esse fim, determinou-se a adoção de 10 faixas etárias: 0 – 18, 19 – 23, 24 – 28, 29 – 33, 34 – 38, 39 – 43, 44 – 48, 49 – 53, 54 – 58, 59 – ou mais.
É bom deixar claro, no entanto, que não é do interesse das operadoras que haja um encarecimento contínuo de seus produtos.
Tanto que estabeleceu-se uma série de medidas para enquadrar cada plano em uma classe de custo para dar condições de aquisição a qualquer cliente. Com isso, as operadoras conseguem reduzir o custo das mensalidades. Elas são conhecidas como gerenciamento do risco.
Como funciona o gerenciamento do risco?
O método é simples e funciona pela racionalização da utilização do sistema, evitando a utilização indevida e os desperdícios. Os mecanismos mais utilizados para racionalizar são as franquias, o managed care e as co-participações.
Vejamos:
• Franquia: valor estabelecido no contrato, sobre o qual a operadora não tem responsabilidade de cobertura;
• Managed care: consiste na existência de médicos que têm como principal função inibir exames desnecessários, atendimentos e internações indevidos;
• Co-participação: parte paga pelo consumidor à operadora, referente à realização do procedimento. Geralmente na forma de percentual e após a utilização.
cotaÇÃo online
Descubra qual apólice mais se encaixa no seu bolso.
Individual
Familiar
Empresa
Receba um comparativo de valores, serviços e benefícios.
Não perca dinheiro nem tempo. Calcule com quem sabe.
O sucesso da sua empresa começa com a saúde dos seus funcionários.